Seu colega nunca quer ir às festas? Antissocial! Você odeia conversar em grupos grandes ou ser o centro das atenções? Antissocial! Sua irmã tem pavor de fazer apresentações escolares ou responder em voz alta as perguntas dos professores? Antissocial!
Será que isso está mesmo certo?
O que é transtorno antissocial?
O transtornos de personalidade Antissocial é basicamente desprezo e indiferença às normas da sociedade e direito dos outros. Vem da ideia de “anti” = contra e “social” = meio ou sociedade. Ele normalmente tem início na adolescência, por volta de 14 ou 15 anos, mas só pode ser realmente considerado Transtorno de Personalidade Antissocial se esse comportamento se mantém até depois dos 18 anos de idade. A falsidade, trapaça e a manipulação são aspectos centrais desse transtorno, mas o indivíduo antissocial também apresenta fracasso em lidar com normas sociais ou legais, agressividade (se envolve frequentemente em lutas corporais ou agressões físicas), violação dos direitos dos outros, descaso pela segurança de si mesmo ou dos outros, irresponsabilidade e ausência de remorso.
O que o senso comum se refere quando chama alguém de antissocial é a Fobia Social (ou Transtorno de Ansiedade Social). Que seria um medo ou ansiedade acentuada em situações sociais, principalmente naquelas em que o indivíduo pode ser avaliado pelos outros (como apresentações, grandes grupos, ser o centro das atenções e etc.). Essas pessoas tem medo de interações sociais simples como manter uma conversa, encontrar pessoas que não são seus familiares ou ser observado (na maioria das vezes comendo). Isso acontece porque o fóbico social teme agir de forma a ser avaliado negativamente pelos outros, por isso situações sociais quase sempre lhe provocam grande medo e ansiedade e passam a ser evitadas. Isso prejudica o funcionamento social e profissional da vida dessa pessoa.
Em resumo se um indivíduo é calado ou não gosta de ser o centro das atenções, ele pode ser só tímido. Se a ansiedade em situações sociais, públicas e em que pode ser avaliado pelos outros é muito elevada e o prejudica, ele pode ter fobia social. Já a personalidade antissocial é aquela que rejeita regras, normas e desconsidera o direito e sentimento dos outros.