Síndrome de Asperger

Síndrome de Asperger (SA) é como foi conhecido o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em seu grau de necessidade de suporte mais baixo, é um transtorno de neurodesenvolvimento caracterizado por alterações significativas no nível dos relacionamentos sociais e comunicação não verbal, a par de interesses e padrões de comportamento restritos e repetitivos.

Como parte do transtorno global do desenvolvimento, a Síndrome de Asperger é identificada através de uma série de sintomas em vez de uma característica em especial. O transtorno é caracterizado por dificuldades na interação social (dificuldade em responder socialmente através da empatia possui um impacto significativo sobre a vida social, comportamentos), comportamento repetitivo (interesses e atividades restritas e repetitivas, por vezes focadas de forma intensa e anormal), restrição de atividades e interesses, havendo interesse obsessivo por um assunto ou objeto em particular, e, embora não haja atrasos no desenvolvimento da linguagem, é comum a presença de dificuldades com a comunicação social.

Também podem ter sintomas ou sinais que são independentes do diagnóstico que possuem, mas tais características podem afetar o indivíduo ou até mesmo a família. Estes incluem diferenças na forma de percepção e problemas com a coordenação motora, sono, e emoções. As crianças são mais propensas a terem problemas de sono, como dificuldade para dormir, frequente insônia no meio da noite, terror noturno e acordar cedo.

Hans Asperger afirmou existir semelhanças no comportamento de seus pacientes com alguns de seus familiares, principalmente os pais, defendendo a tese de que a origem da Síndrome de Asperger pode ser genética. Embora as pesquisas ainda não apontem um gene especificamente responsável, muitos fatores embasam tal crença, principalmente devido à variabilidade fenotípica observada dentre as crianças com SA.

Os critérios padronizados de diagnóstico requerem o comprometimento da interação social e padrões repetitivos e estereotipados de comportamento, atividades e interesses, sem que ocorra atraso significativo no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem. Ao contrário do padrão internacional, os critérios do DSM-IV-TR também requerem comprometimento significativo de funções no quotidiano.

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