Abordagens Psicológicas

Existem várias abordagens na psicologia. Cada pessoa trata os problemas psicológicos de forma diferente, teorizada por vários psicólogos ao longo dos anos, e abordando os pacientes de maneiras diferentes.

As técnicas utilizadas e as próprias sessões de terapia podem variar dependendo do método escolhido pelo psicólogo.

Neste artigo, mostraremos alguns dos métodos mais utilizados na psicologia, confira abaixo!

Terapia cognitivo comportamental

Este método psicológico foi criado por Aaron Beck. A terapia cognitivo-comportamental surgiu para ajudar as pessoas com depressão a entender melhor suas emoções e escapar da depressão. Agora foi ampliado e também pode ser aplicado ao tratamento de outros transtornos psiquiátricos.

Até a década de 1960, as abordagens se concentravam mais no tratamento dos sintomas da depressão do que na causa da doença. A TCC é precisamente o motivo pelo qual essa abordagem diferente para tratar a depressão é muitas vezes o resultado de um pensamento distorcido.

Nessa abordagem, as pessoas evitam reviver traumas do passado e da infância. A questão é que ela entende como esses traumas afetam seu pensamento atual.

A terapia cognitivo-comportamental tem uma abordagem onde o próprio paciente se torna seu terapeuta, ensinando-o e fazendo-o entender como esses pensamentos negativos se formam e usando técnicas para evitar que se formem.

Psicanálise

Foi criada por Sigmund Freud e é considerada a primeira escola de psicoterapia. Torna os pacientes conscientes de padrões de pensamento e comportamentos anteriormente inconscientes.

O propósito da teoria de Freud é que o homem libera suas emoções reprimidas tornando-se consciente de seus pensamentos. Ele julga que os problemas podem estar enraizados na mente e, ao falar sobre eles, o próprio paciente começa a compreender e a escapar dessa realidade limitante.

Baseando-se em conceitos subconscientes, ele julgou que esses pensamentos em nossas mentes podem ter sido formados na infância ou em alguma experiência traumática. Por ser algo negativo, acaba ficando no nosso inconsciente. Mas mesmo assim, tais pensamentos podem afetar nossas atitudes e podem levar a sintomas negativos de saúde mental.

Behaviorismo

Behaviorismo é a psicologia do comportamento do paciente. A teoria, criada por Burrhus Frederic Skinner, argumenta que os humanos podem facilmente mudar seu comportamento de acordo com o ambiente.

Os conceitos presentes nesta abordagem são condicionamento e resposta. Eles mostram que podemos nos acostumar a responder de uma determinada maneira com base em estímulos e, se o mesmo estímulo for repetido, a resposta será sempre semelhante.

Psicologia Humanista

Abraham Maslow e Carl Rogers são algumas das principais figuras que deram origem à abordagem humanista. Surgiu como uma reação aos métodos behavioristas e psicanalíticos.

As teorias humanistas tentam humanizar o aparelho psíquico do paciente, o que contradiz que ele é um ser condicionado pelo mundo exterior. Nela, o homem tem consciência do mundo ao seu redor, com livre arbítrio e criatividade.

Psicologia Analítica

Com o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung como principal teórico, a psicologia analítica busca na relação entre os mundos externo e interno, a partir da coerência entre o equilíbrio consciente e inconsciente do paciente.

Essa abordagem psicológica trabalha com o terapeuta e o paciente para encontrar a essência do paciente. Durante a sessão, o paciente é livre para falar sobre quaisquer problemas e problemas que tenha. Ao mesmo tempo, os profissionais são responsáveis por ouvir, escrever e analisar o significado de cada pensamento e encontrar explicações além do óbvio para as emoções sentidas a partir desses pensamentos.

Esta terapia não tem uma estrutura terapêutica estrita. Pode não ser linear, não precisa seguir ordem cronológica e pode revisitar temas já discutidos em outras sessões sob outra perspectiva. O modelo deve ser ajustado para cada cliente, cabendo ao terapeuta perceber e orientar o caminho ideal do tratamento.

Todos podem se beneficiar da análise junguiana. É comum que pessoas com pensamentos negativos ou situações estressantes procurem esse tratamento. Considere também as pessoas que buscam o autoconhecimento, identificando forças, fraquezas e crenças que podem limitar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Compartilhe

Veja também

Me Siga Nas Redes Sociais