Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que surgem no início do período do desenvolvimento (na infância) e que se manifestam bem cedo, geralmente antes da criança ingressar na escola. São caracterizados por déficits no desenvolvimento que trazem prejuízos no funcionamento pessoal, social, acadêmico/pedagógico e, posteriormente, profissional.
Dentro os transtornos mais comuns podemos citar:
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
- Transtorno do Espectro Autista
- Dificuldades de aprendizagem
- Deficiência Intelectual
- Síndrome de Rett
É frequente aparecer mais de um transtorno do neurodesenvolvimento na criança. Por exemplo, pessoas com Transtorno do Espectro Autista frequentemente apresentam deficiênciaintelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual), e muitas crianças com transtornode déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) apresentam também um transtorno específico da aprendizagem.
A observação do desenvolvimento da criança é muito importante pois favorece a identificação precoce de quaisquer sinais que estejam abaixo do esperado para aquela faixa etária. A identificação precoce favorece tanto o diagnóstico quanto o tratamento (reabilitações) necessárias, a fim de minimizar os prejuízos ao desenvolvimento global da criança.
Não há cura para os TND. Estratégias de tratamento e intervenções trabalham para amenizar as limitações funcionais e, aumentar a participação muito mais que definir o mecanismo da doença. Além do mais, a natureza dinâmica do desenvolvimento cerebral e sua seletiva vulnerabilidade ao longo do tempo, por meio de redes neuronais, funções e contextos impactam no comportamento. Por isso a importância da identificação precoce, pois a mesma facilita no processo de tratamento para amenizar os sintomas e habilitar o jovem para reduzir os futuros danos.