Psicologia das cores

Você já entrou em um lugar e se sentiu muito bem? Ou ele parece estar de mau humor?
Isso pode acontecer devido às cores aplicadas naquele ambiente. Existe uma ciência que explica os efeitos da cor em nossa psique: a cromoterapia. Antes de decidir os tons que usará para decorar seu apartamento, é muito interessante saber um pouco sobre como a cor afeta nossa psique.

Então, vamos explicar o significado de cada cor no ambiente e dar algumas características de cada tonalidade. se apresse?

Azul
O azul é uma cor que remete a confiança, calma, segurança, profundidade, estabilidade, sucesso, saúde e cura. O tom gera reflexão e contemplação no dia a dia. Também retarda o metabolismo, tem efeito calmante e diminui a pressão arterial. Os azuis não são indicados para predominar na cozinha e nem em ambientes sociais, como o living, por exemplo. A cor pode causar redução no apetite e por ser um tom frio, demonstra indiferença emocional.

Vermelho
O vermelho é uma cor cheia de intensidade, impacto e visibilidade. É relacionada a emoções fortes, sobrevivência e prende bastante a atenção. Quem nunca assistiu um filme ou desenho onde tinha um botão vermelho que o personagem principal deveria ou não apertar? O botão tem essa cor porque o vermelho é associado a liderança, coragem, energia, perigo, força, poder, desejo, amor e virilidade. A cor também aumenta a pressão arterial. Diferente do azul, pode acelerar o metabolismo e a taxa de respiração. É um tom que estimula o apetite. Independente do ambiente, o vermelho não deve ser usado em excesso, pois é muito estimulante. Evite colocar o vermelho em locais onde você precisa de tranquilidade. Também não é legal usar em espaços de lazer, porque a cor remete ao perigo.

Amarelo
É a cor mais energizante. É frequentemente relacionada ao sol e a alimentação, mas também remete a energia, estímulo, aquecimento, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade. Por ter essas características, o amarelo tende a aumentar a pressão sanguínea. Também estimula o lado racional do cérebro e traz clareza, ajudando na tomada de decisão. Transmite transparência em conversas e negociações. Se você quer ter um ar mais estável, seguro e sério nos ambientes do apartamento, o amarelo não é a cor mais indicada.

Verde
Facilmente identificamos o verde como algo da natureza, o siga em frente do semáforo ou a indicação de que tudo está bem. A cor está relacionado ao afeto, conexão emocional e julgamento social. Remete a vitalidade, frescor, harmonia, fertilidade, renovação, abundância, segurança e dinheiro.Causa um efeito relaxante nos olhos, além de ponderação e coerência no dia a dia. Por ser a junção da cor racional azul e emocional amarelo, ele cria um equilíbrio e balanceia as emoções. Não é indicado para ambientes onde você quer transmitir luxo e glamour.

Laranja
O laranja é uma cor que estimula os sentidos. Dá força emocional, abre o apetite e ajuda a inibir dores. Também pode incentivar atitudes impulsivas. Além do impulso e estímulo, a cor também é relacionada a amizade, entusiasmo, fascínio, alegria, criatividade, determinação, atração, sucesso e encorajamento. Assim como o amarelo, estimula a atividade cerebral e pode aumentar o nível de oxigênio para essa área. Favorece a comunicação e ajuda a enxergar o lado bom das coisas. Dá a sensação de calor. Se você costuma fazer dietas, não abuse do laranja na decoração do apartamento. Também não é recomendável usar nos ambientes de lazer.

Roxo
Preferida entre as crianças e adolescentes, o roxo é associado a sabedoria, independência, criatividade, arte, cultura, riqueza, extravagância, otimismo, realeza, espiritualidade, mistério e magia. Da mesma forma que o verde, o roxo une a energia do vermelho e a tranquilidade do azul, incentivando o pensamento abstrato, a imaginação e a criatividade. Evite colocar em ambientes onde você quer transmitir seriedade, como um home office, por exemplo.

Compartilhe

Veja também

Me Siga Nas Redes Sociais