Síndrome do Pânico

A síndrome do pânico é um transtorno psicológico em que ocorrem crises repentinas e frequentes de medo extremo e pavor, que provocam sintomas como suor frio e palpitações cardíacas. Essas crises fazem com que o indivíduo não leve uma vida normal, pois ele tem medo de que as crises voltem e evitam situações de perigo.
A duração de uma crise da síndrome do pânico depende da sua gravidade, mas normalmente dura cerca de 10 minutos, e pode ocorrer a qualquer momento, mesmo durante o sono.
A síndrome do pânico é diagnosticada por um psicólogo ou psiquiatra a partir da avaliação dos sintomas apresentados, e o seu tratamento é feito com o uso de medicamentos antidepressivos e que diminuem a ansiedade, mas que só devem ser tomados de acordo com orientação médica.
Além disso, também é necessário fazer psicoterapia para que o paciente aprenda diferentes maneiras sobre como pensar e reagir em situações de perigo, ajudando a reduzir a ansiedade e o medo, prevenindo um novo ataque de pânico.

Principais Sintomas:
Aumento de batimentos cardiacos
Dor ou “aperto” no peito
Sensação de falta de ar
Sensação de desmaio
Formigamento nos membros
Sensação de calor ou suor frio
Sentimento de perigo iminente
Despersonalização e desrealização
Sentir que está em um sonho
Medo repentido de morrer

Ainda não foram perfeitamente esclarecidas as causas do transtorno do pânico, mas acredita-se que fatores genéticos e ambientais, estresse acentuado, uso abusivo de certos medicamentos (anfetaminas, por exemplo), drogas e álcool possam estar envolvidos.

Esses sintomas podem ser confundidos frequentemente com infartos ou outros problemas… Se sentir qualquer um desses sintomas, procure um profissional!

Compartilhe

Veja também

Me Siga Nas Redes Sociais