Gestalt

A Gestalt terapia é um modo humanístico e experimental de terapia que foi desenvolvido como uma forma alternativa de psicoterapia na década de 1940.

No cerne dessa abordagem dos psicólogos está que tudo ao nosso redor, e parte do ambiente em que vivemos, tem a ver com a forma como vemos o mundo, como nos posicionamos diante dos desafios e como nos vemos. . .

Seu princípio é que o contexto afeta a experiência, e para entender como uma pessoa vive, se relaciona e encara a vida, é preciso também entender o contexto em que ela está inserida.

Segundo a Gestalt, ninguém pode permanecer puramente objetivo em seu discurso e em tentar mostrar seus sentimentos sem expor o contexto.

Por isso dizemos que se baseia na visão holística do indivíduo: tudo em sua vida serve para entendê-lo como um todo. É impossível compreendê-lo completamente sem uma compreensão profunda de todas as partes que compõem um indivíduo.

Seu foco clínico está no conceito do aqui e agora, levando em conta os fenômenos apresentados no momento presente – sem negar o histórico médico do paciente. Isso ajuda os indivíduos a se tornarem mais conscientes de suas reações e do que está acontecendo no momento.

Também se baseia no conceito de perceber e aceitar a experiência. Concentração, para a terapia Gestalt, significa olhar atentamente para si mesmo e entender como você está se sentindo, emocionalmente e reagindo ao momento presente, para que você não possa escapar de sua experiência.

Em vez de tentar reverter as emoções ruins e transformá-las em boas, a Gestalt ajuda os pacientes a aceitarem o que estão passando porque, quando não o fazem, acabam reprimindo esse sentimento. Essa repressão pode causar muito desconforto e até se manifestar fisicamente.

Os psicólogos são incentivados a usar uma variedade de métodos no processo de tratamento de profissionais que usam esse método, e não há uma regra prática padrão.

O foco está na relação entre o paciente e o terapeuta, no momento presente, como ele se sente no “aqui e agora”, e como ele reage aos acontecimentos recentes, tanto mental quanto fisicamente – assim como física e mentalmente. conexão e expressão do corpo é a maneira de interpretar o que está acontecendo na mente.

A Gestalt-terapia pode ajudá-lo a dar os primeiros passos em direção à autoconsciência e entender como você se comporta em determinadas situações.

Compartilhe

Veja também

Me Siga Nas Redes Sociais